ABS-Ba

Agenda 2010


Vinhos da Espanha

Data:22/03/2010
Horário:19:30
Local:Hotel Vila Galé

Cervantes, Fernando e Isabel, Goya, Picasso, El Cid, Dalí, Santa Teresa... a Espanha é um país realmente deslumbrante, apaixonado pelo seu passado ao mesmo tempo doce e amargo. Isso se reflete também em seus vinhos: lá, quando se fala da feitura de vinhos, o verbo usado é "elaborar", ao invés de "fabricar", "produzir" ou "manufaturar". Elaborar algo implica em consciência, tempo e labor para criar e cultivar. Foi com esse espírito diverso e apaixonado que viajamos pelas regiões vinícolas da Espanha e conhecemos suas sutilezas e seus vinhos.

Palestrante: Emídia Costa

Vinhos degustados (em ordem de classificação):

  1. Amostra #3: Vega Sicilia Unico Gran Reserva 1998;
  2. Amostra #2: Propiedad H Remondo 2007;
  3. Amostra #5: Pintia 2005;
  4. Amostra #1: L’Avi Arrufi Terra Alta 2004;
  5. Amostra #4: Ònix Clàssic 2004.

Fichas Técnicas: Clique aqui.

Avaliações: Clique aqui.

Fotos do evento: Clique aqui.


Bordeaux, do primeiro ao quinto

Data:19/04/2010
Horário:19:30
Local:Hotel Vila Gale - Ondina

Em 1855 ocorreu em Paris a Exposição Universal dos Produtos Agrícolas, da Indústria e das Belas Artes. Por ocasião do evento, o imperador Napoleão III pediu aos produtores de vinho de Bordeaux que fizessem uma lista classificando os vinhos do melhor ao pior. Uma tarefa delicada, da qual os produtores logo se esquivaram, deixando a responsabilidade para os comerciantes da região. Eles, por sua vez, adotaram uma metodologia bastante pragmática, os vinhos foram classificados quanto à reputação dos châteaux, que podia ser facilmente medida através do preço cobrado por seus vinhos à época. A classificação foi feita dividindo-se os vinhos em cinco categorias de qualidade: dos premiére crus aos cinquiéme crus. Essa classificação permanece até hoje, por força da tradição. Viajamos pelos níveis de qualidade dos chatêaux do Médoc e conhecemos seus deslumbrantes vinhos.

Palestrante: Ana Celia Romeo

Vinhos degustados (em ordem de classificação):

  1. Amostra #4: Château Mouton Rothschild 2005 (1er Grand Cru Classé);
  2. Amostra #3: Château Pichon-Lalande 2006 (2ème Cru Classé);
  3. Amostra #2: Château Talbot 2005 (4ème Cru Classé);
  4. Amostra #1: Château Lynch-Bages 2006 (5ème Cru Classé);
  5. Amostra #5: Château Kirwan 2005 (3ème Cru Classé).

Fichas Técnicas: Clique aqui.

Avaliações: Clique aqui.

Fotos do evento: Clique aqui.


Vinhos da Califórnia

Data:18/05/2010
Horário:19:30
Local:Hotel Vila Gale - Ondina

A história do vinho californiano data do século XVIII, quando os missionários espanhóis plantaram os primeiros parreirais e produziram vinho para a missa, mas foi só em 1976 que eles entraram no cenário mundial, e com muito estilo. Nesse ano, Steven Spurrier, um comerciante e crítico de vinhos britânico, resolveu realizar uma degustação às cegas de vinhos californianos para avaliar sua qualidade e a possibilidade de comercializá-los na Inglaterra. Os vinhos foram servidos juntamente com rótulos franceses consagrados e avaliados por especialistas da própria França e Inglaterra. O resultado foi uma surpresa e causou uma revolução: os melhores, tanto branco quanto tinto, eram da Califórnia. São essas histórias, aromas e sabores que conhecemos nesse evento.

Palestrante: Marco Paz

Vinhos degustados (em ordem de classificação, apenas os tintos*):

  1. Amostra #2: Pezzi King Sonoma Zinfandel 2005;
  2. Amostra #3: Opus One 2005;
  3. Amostra #4: Hilltop Cabernet Sauvignon 2005;
  4. Amostra #5: Vagabond 2005.

Fichas Técnicas: Clique aqui.

Avaliações: Clique aqui.

Fotos do evento: Clique aqui.

*O Estrada Creek Chardonnay 2005 também foi degustado, mas não entrou na votação com os tintos.


Vinhos da Copa

Data:14/06/2010
Horário:19:30
Local:Hotel Vila Gale - Ondina

Futebol é a maior paixão do brasileiro, esporte praticado por todas as classes sociais, tornou-se patrimônio de nosso povo. 2010 é ano de Copa do Mundo, competição máxima entre os países, da qual somos os maiores campeões. Nossa degustação vai tabelar o futebol com os vinhos da África do Sul, país sede do torneio e respeitado produtor vinícola. Nessa viagem enoesportiva, espero que sejamos todos, brasileiros e sul-africanos, vencedores.

Palestrante: André Romeo

Vinhos degustados (em ordem de classificação):

  1. Amostra #5 – Boekenhoutskloof Syrah 2006;
  2. Amostra #3 – Raka Pinotage 2006;
  3. Amostra #4 – Bonne Nouvelle 2002;
  4. Amostra #1 – Engelbrecht Els Vineyards 2006;
  5. Amostra #2 – Glen Carlou Gran Classique 2005.

Fichas Técnicas: Clique aqui.

Avaliações: Clique aqui.

Fotos do evento: Clique aqui.


Jantar Harmonizado

Data:13/07/2010
Horário:20:30
Local:a definir.

 O vinho é uma bebida essencialmente gastronômica. Embora possamos, por diversas vezes, apreciá-lo isoladamente, é ao lado de um belo prato que ele vai proporcionar uma experência mágica. Não existem regras nem princípios absolutos, o excesso de rigor transformará essa arte em algo chato e esnobe. Entretanto, a harmonização é uma disciplina desafiadora e, muitas vezes, recompensante. É um casamento no qual as partes se completam, de forma sinérgica, em equilíbrio. Juntas, ganham com a soma e se tornam mais que dois.


Curso Básico 2010 - 1ª Aula

Data:09/08/2010
Horário:19:30
Local:Hotel Vila Gale - Ondina

Conteúdo: Noções Básicas de Degustação.

A pergunta mais comum que alguém iniciante na apreciação de vinhos finos costuma fazer é: "Qual o melhor vinho?". Essa é a típica pergunta que não tem resposta, excetuando-se os casos extremos, trata-se de uma questão absolutamente pessoal e tem a ver com o paladar de cada um. Aprender a degustar é um exercício de identificação das características dos vinhos, o que permitirá cada pessoa observar que tipo de vinho mais lhe agrada e poder, finalmente, responder à própria pergunta.

Palestrante: Ana Celia Romeo


Curso Básico 2010 - 2ª Aula

Data:16/08/2010
Horário:19:30
Local:Hotel Vila Gale - Ondina

Conteúdo: Viticultura

Vinho nada mais é do que suco de uvas fermentado. A qualidade desse vinho depende, portanto, da qualidade das uvas que o originaram. A maior parte do trabalho é feito pela própria natureza e, em menor extensão, auxiliado pelas mãos humanas. Conhecer os vinhos implica em conhecer os fatores naturais que alteram sua qualidade e as técnicas de cultivo que podem influenciar no produto final.

Palestrante: André Romeo


Vinhos Fortificados

Data:18/08/2010
Horário:19:30
Local:Hotel Vila Gale - Ondina

A história dos vinhos fortificados data da época das grandes navegações. Transportados nos navios em barris de madeira, eles geralmente estragavam antes de chegarem aos seus destinos. A adição de álcool, um poderoso antisséptico, conservava os vinhos com qualidade por muito mais tempo. Assim, surgiram os Jerez, Porto, Madeira e Marsala. Cada uma dessas regiões criou métodos próprios para elaborar seus fortificados, utilizando sempre variedades de uvas locais. São vinhos ricos e complexos, uma jornada histórica e saborosa nos aguarda.

Palestrante: Clemente Tanajura

Vinhos degustados (em ordem de classificação):

  1. Amostra #3 – Jerez Pedro Ximenez El Maestro Sierra;
  2. Amostra #5 – Niepoort Vintage 2003;
  3. Amostra #1 – 10 Years Old Malmsey Rich;
  4. Amostra #4 – Fonseca Unfiltered LBV 2003;
  5. Amostra #2 – Quinta da Ervamoira 10 anos. 

Fichas Técnicas: Clique aqui.

Avaliações: Clique aqui.

Fotos do evento: Clique aqui.


Curso Básico 2010 - 3ª Aula

Data:23/08/2010
Horário:19:30
Local:Hotel Vila Gale - Ondina

Conteúdo: Vinificação.

Após a colheita das uvas e seu transporte para a vinícola, o papel da natureza na elaboração do vinho está encerrado. Nesse momento as mãos do homem exercem influência fundamental no estilo e na qualidade que o produto final vai apresentar. É do enólogo a responsabilidade de definir que técnicas de vinificação serão aplicadas e em que momento intervir. Vinhos brancos, tintos e espumantes possuem métodos completamente diferentes de elaboração, conhecê-los é primordial para perceber como vão refletir nas características do que se degusta.

Palestrante: Emídia Costa


Curso Básico 2010 - 4ª Aula

Data:30/08/2010
Horário:19:30
Local:Hotel Vila Gale - Ondina

Conteúdo: Serviço do vinho.

O prazer que se tem em beber um bom vinho não reside apenas no líquido que está dentro da garrafa. Outros fatores afetam a qualidade do vinho: as condições de armazenamento e a temperatura de serviço são as principais. Há quem diga que a boa companhia e uma música tranquila servem como amplificadores de qualidade. Conheça as técnicas de serviço e guarda do vinho para aprender a aumentar e prolongar a satisfação em degustá-lo.

Palestrante: Flávio Bezerra


Viagem enogastronômica a Portugal

Data:02/09/2010
Horário:15:00
Local:Portugal de 02/09 a 11/09

Período: 02/09 a 11/09

Este ano de 2010 foi marcado por inúmeras inovações na ABS-Bahia, a mais notável delas foi a inclusão de uma viagem enoturística em nosso calendário de eventos. Em parceria com a Wine Academy, na figura do notável sommelier José Carlos Santanita, a associação escolheu Portugal como destino para nossa primeira aventura em terras distantes, percorendo o caminho inverso de nossos colonizadores, e "descobrindo" as lindas paisagens de nossos irmãos europeus. [leia mais...]


Châteuneuf-du-Pape

Data:20/09/2010
Horário:19:30
Local:Hotel Vila Gale - Ondina

Em 1308, sob influência do rei Filipe IV da França, o papa Clemente V retirou de Roma e transferiu para Avignon a sede da Cúria Romana, estabelecendo o início do Papado de Avignon. Essa alteração sucedeu-se sob enorme enfrentamento político e foram anos de muita agitação no clero, até o retorno da Santa Sé à Roma, em 1378. A viticultura, que era praticada nessa região desde o tempo dos gauleses, foi bastante desenvolvida pelos romanos, mas sob a administração do Papa João XXII, sucessor de Clemente V, é que os vinhos de lá começaram a desenvolver sua reputação. Ao redor de sua residência de verão, na vila de Châteauneuf, foram criados vinhedos e produzidos os primeiros Vin du Pape, que mais tarde se tornariam os Châteauneuf-du-Pape de hoje. Sem blasfêmias, é nesse clima ecumênico e com as bençãos dos papas, que esperamos nos evangelizar nesses deliciosos vinhos e alcançar as graças.

Palestrante: Waldemar Lott

Vinhos degustados (em ordem de classificação, apenas os tintos*):

  1. Amostra #5 – Châteauneuf-du-Pape Renaissance 2004;
  2. Amostra #3 – Châteauneuf-du-Pape Château Rayas 2006;
  3. Amostra #2 – Châteauneuf-du-Pape Croix de Bois 2007;
  4. Amostra #4 – Châteauneuf-du-Pape Château de Beaucastel 2004.

Fichas Técnicas: Clique aqui.

Avaliações: Clique aqui.

Fotos do evento: Clique aqui.

*O Châteauneuf-du-Pape Château La Nerthe Blanc 2004 também foi degustado, mas não entrou na votação com os tintos.


Vinhos da Alemanha

Data:25/10/2010
Horário:19:30
Local:Hotel Vila Galé - Ondina

Palestrante: Guilherme Levita Schallenbach


Vinhos Top Ten WineSpectartor 2009

Data:22/11/2010
Horário:19:30
Local:Hotel Vila Gale - Ondina

Palestrante: Heliana Diniz


Jantar de Confraternização 2010

Data:06/12/2010
Horário:20:30
Local:a definir.



Dezembro / Junho

As mudas no vinhedo podem ser levadas para propagar vinhos jovens. As vinhas no momento estão hibernando e resistirão ao frio de inverno desde que a temperatura não caia além de -20ºC. A poda pode começar.

A prova prematura dos novos começa. Algumas decisões podem ser tomadas a respeito da utilização de diferentes lotes de vinho. A fermentação malolática deve começar agora, em barris ou em tanques, encorajada pela introdução de bactérias lácticas especiais e pelo aquecimento da adega.

Saiba Mais

Parceiros:

Estabelecimentos que fornecem vantagens aos sócios da ABS-Bahia.




Para obtenção dos benefícios é obrigatória a apresentação da carteirinha de sócio válida.

Outros Parceiros
Rua Potiguares 218, apt. 401 - Rio Vermelho, Salvador-Ba | contato@abs-ba.com.br | Desenvolvido pela: loupbr.com