ABS-Ba


A Associação Brasileira de Sommeliers – seção Bahia, denominada ABS-BA, é uma entidade civil de direito privado, de fins não lucrativos, que se destina a propagar o conhecimento e o consumo apreciativo de vinhos, por meio de cursos, palestras, degustações e jantares harmonizados.

Fundada em 20 de abril de 2001, a ABS-BA vem pautando suas atividades pela autonomia e independência, promovendo análises isentas, dentro dos critérios internacionais, de vinhos produzidos no Brasil e no exterior. Hoje, a atuação da entidade é reconhecida e tida como referência pelos principais representantes de vinícolas.

O prazer em comum pela bebida resultante da fermentação do sumo das uvas foi o que levou seus primeiros associados a se reunir, no ano de 2000, em aulas com enófilos paulistas dos mais renomados no País. O grupo, empenhado nos estudos, materializou a proposta de oficializar a seção Bahia da Associação Brasileira de Sommeliers. À frente, Heliana Guimarães Diniz (presidente), Vicente José Almeida Federico (vice-presidente), Yamar Eiras Baptista (secretária), André Luis Barbosa Romeo (tesoureiro), Eduardo Mendes da Costa (diretor executivo), Ana Celia Diniz Cabral Barbosa Romeo (diretora de degustação) e Juliana Maria Diniz Cabral Carneiro da Silva (advogada).

Antes do surgimento oficial da associação, havia um cenário baiano pouco favorável, com precariedade de informações e opinião gabaritada no assunto. A conquista da ABS-BA no ano seguinte foi comemorada em grande estilo e com repercussão entre autoridades e empresários do Estado. Desde então, além de cursos, são promovidas degustações regulares com temas específicos.

As reuniões acontecem no Hotel Vila Galé, no bairro de Ondina, sempre abertas a novos interessados. A ABS-BA oferece acesso a vinhos extraordinários, difíceis de serem adquiridos, proporcionando vantagens nos custos das degustações. Já é tradição no verão degustar os vinhos brancos e, no final do ano, o sucesso fica por conta do tradicional jantar de encerramento com vinhos adquiridos a partir das contribuições arrecadadas durante o período. Você é nosso convidado! Conheça a ABS-BA. Visite os demais links de nosso site e saiba mais sobre as atividades da associação e a análise dos vinhos feita durante as degustações.


Dezembro / Junho

As mudas no vinhedo podem ser levadas para propagar vinhos jovens. As vinhas no momento estão hibernando e resistirão ao frio de inverno desde que a temperatura não caia além de -20ºC. A poda pode começar.

A prova prematura dos novos começa. Algumas decisões podem ser tomadas a respeito da utilização de diferentes lotes de vinho. A fermentação malolática deve começar agora, em barris ou em tanques, encorajada pela introdução de bactérias lácticas especiais e pelo aquecimento da adega.

Saiba Mais

Parceiros:

Estabelecimentos que fornecem vantagens aos sócios da ABS-Bahia.




Para obtenção dos benefícios é obrigatória a apresentação da carteirinha de sócio válida.

Outros Parceiros
Rua Potiguares 218, apt. 401 - Rio Vermelho, Salvador-Ba | contato@abs-ba.com.br | Desenvolvido pela: loupbr.com