ABS-Ba


A Associação Brasileira de Sommeliers – seção Bahia, denominada ABS-BA, é uma entidade civil de direito privado, de fins não lucrativos, que se destina a propagar o conhecimento e o consumo apreciativo de vinhos, por meio de cursos, palestras, degustações e jantares harmonizados.

Fundada em 20 de abril de 2001, a ABS-BA vem pautando suas atividades pela autonomia e independência, promovendo análises isentas, dentro dos critérios internacionais, de vinhos produzidos no Brasil e no exterior. Hoje, a atuação da entidade é reconhecida e tida como referência pelos principais representantes de vinícolas.

O prazer em comum pela bebida resultante da fermentação do sumo das uvas foi o que levou seus primeiros associados a se reunir, no ano de 2000, em aulas com enófilos paulistas dos mais renomados no País. O grupo, empenhado nos estudos, materializou a proposta de oficializar a seção Bahia da Associação Brasileira de Sommeliers. À frente, Heliana Guimarães Diniz (presidente), Vicente José Almeida Federico (vice-presidente), Yamar Eiras Baptista (secretária), André Luis Barbosa Romeo (tesoureiro), Eduardo Mendes da Costa (diretor executivo), Ana Celia Diniz Cabral Barbosa Romeo (diretora de degustação) e Juliana Maria Diniz Cabral Carneiro da Silva (advogada).

Antes do surgimento oficial da associação, havia um cenário baiano pouco favorável, com precariedade de informações e opinião gabaritada no assunto. A conquista da ABS-BA no ano seguinte foi comemorada em grande estilo e com repercussão entre autoridades e empresários do Estado. Desde então, além de cursos, são promovidas degustações regulares com temas específicos.

As reuniões acontecem no Hotel Vila Galé, no bairro de Ondina, sempre abertas a novos interessados. A ABS-BA oferece acesso a vinhos extraordinários, difíceis de serem adquiridos, proporcionando vantagens nos custos das degustações. Já é tradição no verão degustar os vinhos brancos e, no final do ano, o sucesso fica por conta do tradicional jantar de encerramento com vinhos adquiridos a partir das contribuições arrecadadas durante o período. Você é nosso convidado! Conheça a ABS-BA. Visite os demais links de nosso site e saiba mais sobre as atividades da associação e a análise dos vinhos feita durante as degustações.


Julho / Janeiro

A pulverização contra pragas e doenças entra em plena atividade. A chuva e o clima úmido favorecem as doenças fúngicas que atormentam muitas vinhas. As técnicas de pulverização abrangem tanto um homem com um tanque nas costas, ou um trator com um equipamento específico, quanto a pulverização por meio de helicóptero.

Engarrafamento de vinhos finos, no seu segundo ano antes da chegada do verão. A hora precisa do engarrafamento pode variar de acordo com o estado do vinho, a eficiência da fábrica de engarrafamento e os cuidados dispensados pelos empregados da adega.

Saiba Mais

Parceiros:

Estabelecimentos que fornecem vantagens aos sócios da ABS-Bahia.




Para obtenção dos benefícios é obrigatória a apresentação da carteirinha de sócio válida.

Outros Parceiros
Rua Potiguares 218, apt. 401 - Rio Vermelho, Salvador-Ba | contato@abs-ba.com.br | Desenvolvido pela: loupbr.com