ABS-Ba

Vinho do Mês | 21/10/2010 - 09:37

Salton Reserva Ouro NV

por Guilherme Schallenbach

A vinícola Salton é uma das mais importantes vinícolas do Brasil, conta com modernas intalações na serra gaúcha, responsável pela produção de mais de 1,2 bilhão de litros de vinho. Além do notável incremento em vinhos de qualidade, a Salton também é uma das maiores responsáveis pelo desenvolvimento do enoturismo na região da serra gaúcha, as estimativas são de 70 mil turistas em 2010. A história da vinícola tem mais de 100 anos, desde a chegada de Antonio Domenico Salton, em 1878, imigrante que se estabeleceu na colônia italiana Dona Isabel, atualmente Bento Gonçalves. A fabricação de espumantes iniciu-se em 1933, pelo método tradicional, e hoje representam um terço da produção da vinícola.

Este Reserva Ouro não é safrado, composto pelo assemblage de 60% Chardonnay, 20% Pinot Noir e 20% Riesling Itálico. A elaboração é pelo método Charmat, sendo que 20% do vinho base é maturado em barricas de carvalho americano antes da segunda fermentação em tanques de aço. Muito saboroso e agradável, é a indicação do mês da ABS-BA.

Análise organoléptica:

pela diretoria da ABS - Bahia

  • no olho: amarelo palha bem claro, perlage fina e abundante;
  • no nariz: aroma de padaria, citrico, intensidade média;
  • na boca: colchao de espuma bastante eficiente, intenso, acidez alta e marcante, corpo médio-leve, sem amargor, álcool integrado, persistencia média, boa para espumante, refrescante. Tipo espírito, perfeito para momentos esportivos, durante o dia;
  • harmonização: canapés variados (bolinho de bacalhau, camarão empanado, etc), bruschette capresi
  • onde encontrar: Perini.

 

Comentários do website providos por Disqus

Janeiro / Julho

Poda. Esta operação é normalmente feita manualmente, no meio do inverno. Os ramos secos ou sarmentos, como os franceses os chamam, são cada vez mais populares em churrascos. Variedade de vinhas com brotamento precoce podem ser deliberadamente podadas tardiamente, para retardar a floração e minimizar o risco com a geada.

A fermentação malolática deve estar se desenvolvendo na adega ou em tanques ou barris. É necessário que hajam análises e supervisão constante para verificar o progresso das bactérias lácteas (os agentes desta mudança) e os níveis de acidez.

Saiba Mais

Parceiros:

Estabelecimentos que fornecem vantagens aos sócios da ABS-Bahia.




Para obtenção dos benefícios é obrigatória a apresentação da carteirinha de sócio válida.

Outros Parceiros
Rua Potiguares 218, apt. 401 - Rio Vermelho, Salvador-Ba | contato@abs-ba.com.br | Desenvolvido pela: loupbr.com